quarta-feira, 18 de março de 2015

TOMAS DE AQUINO

                             
                                 TOMAS DE AQUINO

INTRODUÇÃO  

São Tomás de Aquino (1225-1274) foi, possivelmente, o maior pensador da história cristã. A igreja & emdash ocidental;profundamente moldada pela filosofia de Platão desde o início e emdash; de repente redescobriu os escritos de Aristóteles (graças a contactos com os gregos e os muçulmanos que os havia preservado). Esses escritos tão chateado maneira da igreja de pensar, muitas pessoas queriam que fossem destruídas.
Thomas (seguindo o exemplo de vários outros escolásticos) argumentou que o pensamento cristão deve abrir espaço para Aristóteles. Deus nos deu inteligência para trabalhar a verdade & emdash; e, em seguida, a revelação divina para confirmá-la e abrir as áreas que a razão humana não pode alcançar. Isso significa que temos de aprender com os grandes filósofos pré-cristãos, e filosofar para nós mesmos, permitindo a revelação de Deus na Bíblia e através da igreja para levar esse pensamento para a perfeição e para corrigi-lo onde ele se perde.
Thomas escreveu duas grandes obras ao longo destas linhas. Contra os pagãos era a filosofia pura. Destinado a pessoas (como os muçulmanos) que não aceitam a Bíblia, é estabelecido toda a verdade Thomas pensou que podemos saber sobre a vida, o universo e Deus por pura razão pura e emdash; chegando com respostas profundamente cristã. O livro companheiro para os cristãos, The Sum of Theology, usado tanto filosofia e as Escrituras & emdash; juntamente com muitas outras autoridades cristãs e emdash; a se desenrolar toda a verdade cristã. Thomas morreu antes que fosse acabado (e, de fato, aparentemente, deixou de escrever pouco antes de sua morte depois de uma experiência mística de Deus, que fez o seu trabalho de vida parecem "como palha"), mas ele já tinha mais de dois milhões de palavras.
O extrato abaixo é uma pequena parte de seus escritos sobre o que acontece na Eucaristia. No entanto, os primeiros cristãos podem ter entendido isso, havia cristãos no segundo século, que falou sobre os elementos que estão sendo mudado para o corpo e sangue de Cristo. Ao longo da Idade Média a maioria dos cristãos aceitaram esta literalmente, embora haja também quem levou mais simbolicamente. Nos últimos séculos, porém, tornou-se um assunto quente, ea igreja fez seu primeiro pronunciamento oficial sobre o assunto no IV Concílio de Latrão, em 1215, declarando que o pão eo vinho, de fato, a mudança, ou "transubstanciaria" para obter técnico. Este é o ponto de vista Thomas defende aqui, antes de passar a considerar o que de Latrão IV não o fez, a questão de como a mudança é total.
Os parágrafos numerados abaixo referem-se a seções selecionadas de The Sum of Theology


PARTE 3. 57
1. Tem o corpo de Cristo presente na Eucaristia, na realidade, ou meramente figurativa e simbolicamente?
Hilary diz: "Não há dúvida sobre a verdade do corpo e do sangue de Cristo.Acreditamos que o próprio Senhor declarou que sua carne é verdadeiramente comida, e Seu sangue é verdadeiramente bebida. "E Ambrose diz:" Como o Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro Filho de Deus, assim é verdadeira carne de Cristo, que nós tomamos, e sua true blood que nós bebemos. "
A presença do verdadeiro corpo e sangue de Cristo no sacramento não pode ser detectado pelos sentidos ou pela razão, mas pela fé, que repousa sobre a autoridade divina. Por isso, em Lucas 22:19 ("Este é o meu corpo que será entregue por vós"), Cyril diz: "Não duvido que isso é verdade, mas sim tomar as palavras do Salvador na confiança, porque sendo a verdade, ele não mente. "
Isto é apropriado por três razões:
1. A PERFEIÇÃO DA NOVA LEI.
Os sacrifícios da Antiga Lei continha apenas o sacrifício da Paixão de Cristo, simbolicamente, de acordo com Hebreus 10: 1: "A lei é uma sombra dos bens vindouros, não a imagem dessas coisas." Era, portanto, necessário para a sacrifício da nova lei de Cristo para ter algo mais, ou seja, para conter o próprio Cristo crucificado, não apenas no sentido figurado, mas em verdade. E, portanto, neste sacramento, que contém o próprio Cristo, todos os outros sacramentos, como diz Dionísio, são aperfeiçoados.
2. O AMOR DE CRISTO.
Por amor, Cristo assumiu um verdadeiro corpo humano para a nossa salvação. E porque é a característica especial de amizade a conviver com os amigos, como diz Aristóteles, Cristo nos promete a presença do corpo como uma recompensa: ". Onde estiver o corpo, não devem as águias ser reunidos" [Mt. 24:28]
3. A PERFEIÇÃO DA FÉ.
Trata-se de humanidade de Cristo, exatamente como faz a sua divindade, como diz em João 14: 1: ". Você acredita em Deus, crede também em mim" E uma vez que a fé é sobre coisas que não se vêem, como Cristo nos mostra sua divindade invisível, assim também neste sacramento Ele nos mostra o seu corpo em uma forma invisível.
Alguns homens, não prestar atenção a essas coisas, alegaram que corpo e sangue de Cristo não são neste sacramento, exceto como em um sinal - um ensinamento de ser rejeitado como uma heresia, uma vez que é contrária às palavras de Cristo. Berengário, que o primeiro criador da heresia, depois foi forçado a retirar o seu erro, e reconhecer a verdade da fé.
OBJEÇÃO 1.
Parece que o corpo de Cristo não é verdadeiramente neste sacramento, mas em sentido figurado, porque quando o nosso Senhor disse: "Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue", etc. [João 6:54] muitos dos seus discípulos respondeu: "Esta é uma palavra difícil", e ele respondeu-lhes "O espírito é o que vivifica; não há lucro na carne. "[João 6:63] Isto parece dizer, como disse Agostinho," Dê um significado espiritual para o que eu disse. Você não deve comer este corpo que você vê, nem beber o sangue que eles que me crucificar estão a derramar. É um mistério que eu coloquei antes de você: Eu te darei a vida espiritual, não carnal ".
RESPONDER.
Os hereges perversamente interprete mal as palavras de Agostinho e usá-los para justificar o seu erro. Quando Agostinho diz: "Você é não comer este corpo que você vê", ele não está negando a verdade do corpo de Cristo, ele está dizendo que não era para ser comido na forma em que se viu. E quando ele diz: "É um mistério que eu coloquei antes de você: Eu te darei a vida espiritual, não carnal," ele não quer dizer que o corpo de Cristo está presente no sacramento apenas simbolicamente, mas que ele está lá " espiritualmente ", ou seja, de forma invisível e pelo poder do Espírito.
OBJEÇÃO 2.
Nosso Senhor também disse: "Eu estou com você para sempre, até o fim do mundo." [Mt. 28:20] Ao explicar isso, Agostinho observa: "O Senhor está em alta até o fim do mundo, mas a verdade do Senhor está aqui conosco. O corpo em que ele subiu novamente deve estar em um lugar; mas a sua verdade é espalhado por toda parte. "
RESPONDER.
Este ditado de Agostinho, e todos os outros como ele, são cerca de corpo de Cristo, uma vez que foi visto em sua própria forma. Isto é o que o próprio Senhor indica quando ele diz: "Você nem sempre tem me." Ele é invisivelmente presente na forma do sacramento onde quer que ela é realizada.
OBJEÇÃO 3.
Ninguém pode estar em vários lugares ao mesmo tempo. Até mesmo os anjos não podem, ou eles estariam em todos os lugares. Mas o corpo de Cristo é real, e que está nos céus. Assim, parece que não é realmente no sacramento do altar.
RESPOSTA À 3.
O corpo de Cristo não é neste Sacramento, da mesma forma como um corpo está num lugar, as suas dimensões iguais às dimensões do local que ocupa. Ela está presente de uma maneira especial que só se aplica ao sacramento. É por isso que dizemos que o corpo de Cristo é em cima de muitos altares: não que uma coisa é em vários lugares, porque é lá sacramentalmente. Isso não quer dizer que Cristo está lá apenas simbolicamente - embora o sacramento também é simbólica. Isso significa que o corpo de Cristo está aqui de uma forma peculiar para o sacramento.
OBJEÇÃO 4.
Sacramentos da Igreja são ordenados para o lucro dos fiéis. Mas, em um dos sermões de Gregory, um governante é repreendido "por exigir presença corporal de Cristo." Além disso, os apóstolos foram impedidos de receber o Espírito Santo, porque eles foram ligados a presença do corpo de Cristo, como diz Agostinho em João 16: 7: "Exceto eu vou, o Paráclito não virá a vós. "Portanto, Cristo não é corporal presente no sacramento do altar.
RESPOSTA À 4.
Este argumento trabalha para estar presente de Cristo sob a forma de um corpo em sua aparência visível. Ele não valem para a sua presença espiritual invisível. Por isso Agostinho diz, se você entendeu as palavras de Cristo sobre sua carne espiritualmente, são espírito e vida para você, mas se você entendeu-los carnalmente, eles também são espírito e vida, mas não para você. "
2. SERÁ QUE A SUBSTÂNCIA DO PÃO E DO VINHO PERMANECEM NO SACRAMENTO DEPOIS DA CONSAGRAÇÃO?
Ambrose diz: "Embora a forma do pão e do vinho ainda ser visto depois da consagração, você deve acreditar que eles sejam nada mais do que o corpo e sangue de Cristo."
Alguns defenderam que a substância do pão e do vinho permanece neste sacramento depois da consagração. Esta opinião não pode ficar, por quatro razões:
1. Ela destrói a verdade do sacramento.
A verdade é que o corpo de Cristo existe no sacramento embora ela não estava lá antes da consagração. Agora, uma coisa não pode estar em algum lugar que não era anteriormente, exceto pela mudança de lugar ou a menos que algo muda para ele. O fogo, por exemplo, trata de estar em uma casa, ou porque ele foi levado para lá, ou porque começou lá.
Agora, é evidente que o corpo de Cristo não vem para estar presente neste sacramento por uma mudança de lugar, por três razões.
a) Se o fizesse, deixaria de estar no céu, porque as coisas que mudam de lugar não venha a estar em um lugar a menos que deixar o local anterior.
b) Tudo o que muda lugar passa através de todo o espaço intermédio, que não pode ser dito neste caso.
c) Algo que muda lugares não pode acabar em uma variedade de lugares ao mesmo tempo, mas o corpo de Cristo neste sacramento vem para estar em vários lugares ao mesmo tempo. E, consequentemente, mantém-se que o corpo de Cristo não pode começar a ser de novo neste sacramento, exceto pela mudança da substância do pão em si mesmo. Mas o que se transforma em outra coisa, já não permanece após tal mudança. Daí a conclusão é que, salvar a verdade deste sacramento, a substância do pão não pode permanecer após a consagração.
2. Ela contradiz o texto do sacramento. Diz-se: "Isto é o meu corpo", e isso não seria verdade se a substância do pão deveriam permanecer ali, pois a substância do pão não é o corpo de Cristo. Em vez disso, seria preciso dizer: "Aqui é o meu corpo."
3. Seria discordar com a adoração do sacramento Não seria direito de adorar se qualquer substância que não seja o corpo de Cristo estavam nele.
4. É contrário ao rito da Igreja A Igreja nos proíbe de levar o corpo de Cristo depois de comer o alimento físico, enquanto que não deixa de ser legítimo tomar uma hóstia consagrada após o outro.
Assim, este parecer deve ser rejeitada como heresia.
fonte www.christianhistoryinstitute.org
OBJEÇÃO 1.
Parece que a substância do pão e do vinho se mantém neste sacramento depois da consagração, porque João Damasceno diz: "Uma vez que é habitual para os homens para comer o pão e beber o vinho, Deus apegada a sua divindade para eles, e fez-los seu corpo e sangue. "Ele também diz:" O pão de comunicação não é pão simples, mas está unido a Deus. "Para se casar em conjunto, duas coisas devem coexistir. Portanto, o pão eo vinho são no sacramento, ao mesmo tempo que o corpo e sangue de Cristo.
RESPONDER.
Deus "casado" o seu poder divino para o pão eo vinho, não que estes podem permanecer neste sacramento, mas a fim de que por esse poder que ele pode transformá-las em seu corpo e sangue.
OBJEÇÃO 2.
Os sacramentos devem estar de acordo com as mesmas normas. Mas nos outros seis sacramentos a substância da questão permanece, por exemplo, a água no batismo, eo óleo em confirmação. Assim, a substância do pão e do vinho permanecem na Eucaristia também.
RESPONDER.
Cristo não está presente nos outros sacramentos como ele está neste, e, portanto, a substância da questão permanece nos outros sacramentos, mas não neste.
OBJEÇÃO 3.
Pão e vinho são usados ​​neste sacramento, porque como eles simbolizam unidade eclesiástica, pão sendo feito de muitos grãos e vinho de muitas uvas, como diz Agostinho. Mas isso se aplica a substância do pão e do vinho, a fim de que substância deve permanecer no sacramento.
RESPONDER.


As formas que permanecem no sacramento são suficientes para este simbolismo.

fonte www.christianhistoryinstitute.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.