sábado, 1 de novembro de 2014

PARABOLA



                          Parábola



1. Nome

2. Dados Históricos

Use 3. de Cristo Parábolas

4. Propósito de Cristo ao usar parábolas

5. Interpretação das Parábolas

6. Doutrinária Valor das Parábolas

1. Nome:

Etimologicamente a palavra "parábola" ( παραβάλλω , paraballo ) Significa uma colocação de dois ou mais objectos em conjunto, geralmente com a finalidade de comparação. Neste sentido mais amplo do termo, praticamente não existe diferença entre parábola e simile (ver Thayer, dicionário de grego do Novo Testamento , sob a palavra). Este é também o que substancialmente alguns dos parábolas de Cristo ascender a, que consistem em apenas uma comparação e em um único verso (compare Mateus 13:33 , Mateus 13: 44-46 ). No sentido mais usual e técnico da palavra, "parábola" normalmente significa uma história imaginária, ainda que em seus detalhes poderia ter realmente acontecido, a propósito da história ser para ilustrar e inculcar alguma verdade espiritual mais elevado. Esses recursos diferenciá-lo de outros semelhantes e narrativas figurativas como também da história real. A semelhança entre este último e uma parábola é por vezes tão pequenos que os exegetas têm divergido na interpretação de certos pericopes. Um exemplo característico dessa incerteza é a história de Dives e Lázaro em Lucas 16: 19-31 . O problema é de natureza grave, como aqueles que consideram esta história como real são obrigados a interpretar cada declaração, incluindo também a proximidade do céu e do inferno ea possibilidade de falar de um lugar para o outro, enquanto que aqueles que consideram ele como uma parábola pode restringir a sua interpretação das características que constituem a essência da história. Ela difere de novo a partir da fábula, na medida em que este último é uma história que não poderia realmente ter ocorrido (ex Juízes 9: 8 e ss; 2 Reis 14: 9 ; Ezequiel 17: 2 f). A parábola é muitas vezes descrito como uma metáfora ampliada. As características etimológicas da palavra, bem como a relação de parábolas para outros e afins dispositivos de estilo, são discutidos mais completamente por Ed. Koenig, em HDB , III, 660 e ss.

2. Histotical Dados:

Embora Cristo empregado da parábola como um meio de inculcar Sua mensagem mais ampla e mais eficaz do que qualquer outro professor, ele não inventou a parábola. Era seu costume, em geral, para assumir a partir do mundo religiosa e linguística do pensamento em sua época os materiais que ele utilizou para transmitir as verdades mais elevadas e mais profundas de seus evangelhos, dando-lhes um mundo de o que significa que nunca antes haviam possuído. Assim, por exemplo, a cada pedido da Oração do Senhor pode ser duplicado nas liturgias judaicas dos tempos, ainda nos lábios de Cristo estas petições têm um significado que nunca teve ou poderia ter para os judeus. O termo "Palavra" para a segunda pessoa na Divindade é uma adaptação do Logos-idéia no pensamento religioso contemporâneo, embora não especificamente de Philo. Batismo, regeneração, e expressões afins de pensamentos fundamentais no sistema cristão, são termos não absolutamente novas (compare Deutsch, artigo "Talmud" Literary Remains ) A parábola foi empregada tanto no Antigo Testamento e na literatura judaica contemporânea (compare, por exemplo 2 Samuel 12: 1-4 ; Isaías 5: 1-6 ; Isaías 28: 24-28 , e para mais informações veja o artigo de Koenig, loc cit)... Judeu e outro parábolas não-bíblicos são discutidos e ilustrados com exemplos de Trench em Notas sobre as parábolas de nosso Senhor , ensaio introdutório, capítulo IV: ". Em outras parábolas além Aqueles nas Escrituras"

O uso de parábolas de Cristo 3.:

O primeiro e único professor de parábolas no Novo Testamento é o próprio Cristo. As Epístolas, embora muitas vezes empregam alegorias retóricas e símiles, fazer absolutamente nenhum uso da parábola, tão comum em métodos pedagógicos de Cristo. A distribuição destes nos Evangelhos canônicos é desigual, e são estritamente limitados aos três Evangelhos sinópticos. Mark novamente só tem uma peculiar a este livro, ou seja, a semente que cresce em segredo ( Mark 04:26 ), e ele dá apenas três outros que são encontrados também em Mt e Lc, ou seja, o Semeador, a semente de mostarda, e os ímpios Lavrador, de modo que a maior parte das parábolas são encontradas no primeiro e terceiro Evangelhos. Dois são comuns a Mateus e Lucas, ou seja, o fermento ( Mateus 13:33 ; Lucas 13:21 ) e da ovelha perdida ( Mateus 18:12 ; Lucas 15: 3 e ss). Das parábolas restantes, 18 são encontrados somente em Lucas e 10 apenas em Mt. Lucas 18 incluem alguns dos melhores, ou seja, os dois devedores, o Bom Samaritano, o amigo à meia-noite, o rico insensato, os Servos observadores, Figueira da Estéril, os assentos chefe, a Grande Ceia, o Rash Builder, o Rash King, a moeda perdida, o Lost Son, os injustos Steward, o homem rico e Lázaro, os Servos Inúteis, o juiz injusto, o fariseu eo publicano, e as libras. A 10 de peculiar a Mateus são o joio, o tesouro escondido, a Pérola de Grande Valor, o Sorteio Net, o servo incompassivo, os trabalhadores da vinha, os dois filhos, o casamento do filho do rei, as dez virgens, eo Talentos. Há alguma incerteza quanto ao número exato de parábolas temos de Cristo, como o casamento do filho do rei é por vezes considerada como uma recensão diferente da grande ceia, e os talentos da Libras. Outras numerações são sugeridas por Trench, Julicher e outros.

4. Propósito de Cristo ao usar parábolas:

É evidente a partir de tais passagens como Mateus 13:10 ff (compare Marcos 4:10 ; Lucas 8: 9 ) que Cristo não fez no início de sua carreira empregar a parábola como um método de ensino, mas introduziu-lo mais tarde. Isso ocorreu, evidentemente, durante o segundo ano de seu ministério público, e está intimamente ligado com as mudanças que sobre esse tempo que Ele fez em sua atitude para com as pessoas em geral. É, evidentemente, foi o propósito de Cristo no início de conquistar, se possível, a nação como um todo para sua causa e para o evangelho; quando parecia que os líderes e a grande maioria das pessoas não iria aceitá-Lo por aquilo que Ele queria ser e agarrou-se tenazmente a suas idéias messiânicas carnais e ideais, Cristo deixou grande parte de apelar para as massas, e, confinando Suas instruções, principalmente aos Seus discípulos e amigos especiais, viu a necessidade de organizar um ecclesiola em ecclesia, Que viria a tornar-se a igreja conquistador do mundo. Uma parte desta retirada geral de Cristo a partir de uma proclamação de Seu evangelho a toda a nação foi essa mudança em seu método de ensino ea adoção da parábola. Sobre esse assunto ele não deixa nenhuma dúvida, de acordo com Mateus 13:11 e ss; Mark 4:12 ; Lc 8:10 . O propósito da parábola é tanto para revelar e para esconder a verdade. Era para servir o primeiro objetivo no caso dos discípulos, a segunda, no caso dos judeus uncleserving. Psicologicamente esta diferença, apesar da inferioridade reconhecida na formação e educação dos discípulos, especialmente em comparação com os escribas e advogados, não é difícil de entender. Um cristão simplória, que tem um pouco de compreensão da verdade, possa compreender facilmente ilustrações figurativas dessa verdade, o que seria enigmas absolutos, mesmo a um hindu ou chinês educado. O problema teológico envolvido é mais difícil. No entanto, é evidente que não estamos lidando com aqueles que cometeram o pecado contra o Espírito Santo, para quem não há possibilidade de um retorno à graça, de acordo com Hebreus 6: 4-10 ; Hebreus 10:26 (compare Mateus 12 : 31 , Mateus 12:32 ; Marcos 3: 28-30 ), e que consequentemente não poderia mais ser influenciado por um apelo do evangelho, e temos diante de nós, em vez daqueles de quem Cristo determinou a retirar a oferta de redenção - temporária ou definitivamente, e, finalmente, permanecendo uma questão em aberto - de acordo com sua política de não lançar pérolas aos porcos. O bom senso dessas passagens pode ser determinado apenas quando lembramos que em Marcos 4:12 e Lucas 8:10 , o ἵνα , Hina, Não precisa expressar propósito, mas que esta partícula é usado aqui para expressar apenas mero resultado, como resulta também da passagem em Mateus 13:13 , onde o ὅτι ,Hoti, É encontrado. A palavra é para ser retido a partir dessas pessoas, para que esta pregação não traria os resultados ordinários da conversão eo perdão dos pecados. Por isso, Cristo agora adota um método de ensino que irá esconder a verdade de todos aqueles que ainda não foram imbuídos por ele, e este novo método é o da parábola.

5. A interpretação das parábolas:

Os princípios para a interpretação das parábolas, que são todos destinados principalmente e em primeiro lugar para os discípulos, são fornecidas pela própria natureza da parábola e pelo próprio método de interpretação de alguns deles de Cristo. A primeira e mais importante coisa a ser descoberto é o escopo ou a verdade espiritual particular que a parábola se pretende transmitir. Apenas o que neste âmbito é pode-se afirmar com todas as letras, como é feito, por exemplo, pelas palavras introdutórias para a do fariseu e do publicano. Mais uma vez o alcance pode ser aprendido a partir da ocasião da parábola, como a pergunta de Pedro em Mateus 18:21 dá o escopo da seguinte parábola, o verdadeiro propósito da parábola filho pródigo em Lucas 15:11 ff não é a história desse jovem si mesmo, mas é colocado contra a murmuração dos fariseus, porque Cristo recebeu os publicanos e pecadores, em Lucas 15: 1 e Lucas 15: 2 , para exemplificar o amor que tudo perdoa do Pai. Não é o Filho senão o Pai está em primeiro plano nesta parábola, fato que também é o elo de ligação entre as duas partes. Às vezes, o escopo pode ser aprendido apenas a partir de uma análise dos detalhes da própria parábola e, em seguida, pode ser ainda mais incerto.

Um segundo princípio da interpretação das parábolas é que deve ser feita uma distinção nítida entre o que os intérpretes mais velhos chamado de corpo ( corpus ) ea alma ( anima ) da história; ou, para usar outras expressões, entre o reservatório ou casca ( córtex ) e medula ( medula ). Qualquer que seja apenas o propósito da história é o "ornamentação" da parábola, e não pertence à substância. O antigo não exige interpretação ou maior lição espiritual; a última faz. Essa distinção entre as partes da parábola que pretendem transmitir significados espirituais e aqueles que devem ser ignorados na interpretação baseia-se em interpretação do próprio Cristo do chamado Perfectæ parábolas . O próprio Cristo, em Mateus 13:18 ff, interpreta a parábola do semeador, mas uma série de dados, como o fato de que há quatro anos, e não mais ou menos tipos de terrenos e outros, são descartados nesta explicação sem significado. Mais uma vez em sua interpretação do joio no meio do trigo em Mateus 13:36 ff, uma série de detalhes da parábola original são descartados como sem sentido.

Assim que os detalhes são importantes e que fazem sentido em uma parábola é muitas vezes difícil, às vezes impossível de determinar, como a história da sua exegese mostra amplamente. Em geral, pode-se estabelecer, como regra geral, que as características que ilustram o alcance da parábola pertence à sua substância, e aqueles que não o fazem, pertencem à ornamentação. Mas mesmo com essa regra ainda existem muitos exegéticas cruces ou dificuldades. Certos, também, é que nem todos os detalhes são capazes de interpretação. Alguns são adicionados de uma natureza que, de facto ilustrar a história como uma história, mas, do ponto de vista da moral cristã, são mais do que questionável. O Injusto Steward em usar a sua autoridade para fazer as contas dos devedores do seu senhor menor pode ser um modelo, no uso judicioso dos bens deste mundo para o seu propósito, que o cristão pode seguir em fazer uso de seus bens para seus propósitos, mas a acção do próprio administrador é incapaz de defesa. Mais uma vez, o homem que encontra na propriedade de outra pessoa uma pérola de grande valor, mas esconde este fato do proprietário do terreno e silenciosamente compra este terreno pode servir como um exemplo para mostrar o quanto o reino de Deus vale a pena, mas a partir de uma ética ponto de vista a sua ação não pode ser sancionado. Em geral, a parábola, como todas as outras formas de expressão figurativa, tem um significado apenas na medida em que o tertium comparationis passa, isto é, a terceira coisa que é comum para as duas coisas comparadas. Mas tudo isso ainda deixa um grande terreno discutível em muitas parábolas. Nos trabalhadores na vinha que o "penny" significa alguma coisa, ou é um ornamento? A história do debate sobre este assunto é longo. No Filho Pródigo fazer todos os detalhes de seus sofrimentos, como comer as cascas destinados a suínos, têm um significado espiritual?

6. Valor Doutrinária das parábolas:


Os intérpretes de gerações anteriores estabeleceu a regra, theologia parabolica não comer argumentativa , ou seja, as parábolas, muito rica em pensamentos de missão, não fornecer uma base para a discussão doutrinária. Como todas as expressões figurativas e formas de pensamento, as parábolas também contêm elementos de dúvida quanto a sua interpretação está em causa. Elas ilustram a verdade, mas eles não provar ou demonstrar a verdade. Omnia similia claudicunt , "todas as comparações flácidos," é aplicável aqui também. Nenhum ponto da doutrina pode ser estabelecida em passagens figuradas das Escrituras, como, em seguida, todos os elementos de dúvida não seria eliminada, esta dúvida está sendo com base na natureza da própria linguagem. O valor argumentativo ou doutrinário das parábolas é encontrada no fato de que eles podem, de acordo com a analogia da Escritura, ilustrar a verdade já claramente expressa em outros lugares. Compare especialmente Trench, ensaio introdutório, em Notas sobre as parábolas de nosso Senhor , Capítulo III, 30-43.; e Terry, Hermenêutica Bíblica , Parte II, Capítulo VI: "A interpretação de parábolas", 188-213, em que trabalhar uma bibliografia completa é dada. Compare também o artigo "Parabel" em Hauck-Herzog, Realencyklopadie fur Theologie und Kirche protestantische.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.