sábado, 1 de novembro de 2014

NÃO DESANIME

                                               NÃO DESANIME 


E ele falou uma parábola lhes para o efeito, que os homens dever de orar sempre, e nunca desfalecer" (Lucas 18: 1).
A parábola da viúva importuna é um conhecido um, ocupando os 8 primeiros versos de Lucas, capítulo 18. Esta é uma das poucas parábolas onde nosso Senhor dá a explicação no início: "... para esse fim, que os homens devem sempre . a orar, e nunca desfalecer "" Ele tem a chave ", escreveu Matthew Henry," pendurado na porta. "
Aqui vemos um problema comum a nós: nós não costumamos ver nossas orações respondidas imediatamente. Em alguns casos, diárias urgentes o Senhor tem o prazer de vir para nós imediatamente: "antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei "(Isaías 65:24). No entanto, o contrário - geralmente com as petições maiores - Senhor tende a nos manter esperando.
Por isso não pode haver a tentação A palavra no grego inclui o significado O temor de que o Senhor não vai nos responder pode ser muito real "a desmaiar." "Para ter medo." - E apavorante quando questões importantes estão envolvidos, como o conversão desse membro da família, a solução para um problema premente, uma disposição importante, etc. Este medo pode enfraquecer a oração; podemos perder a coragem, se cansar, e até mesmo desistir. Quando nada acontece, ele tem um efeito profundo: "A esperança adiada entristece o coração doente" (Provérbios 13:12).
Para neutralizar esse perigo, o Senhor diz: "os homens devem orar sempre." Este é o nosso dever o tempo todo, mas especialmente nos momentos em que somos tentados a perder o coração sobre a "oração sem resposta." Além disso, ele nos dá essa vívida parábola para nos ajudar a perseverar em oração até que recebemos a resposta que buscamos. Suas palavras nos versículos 6-8 equivale a uma promessa.
Neles, o Senhor nos dá, em primeiro lugar, algo para se pensar: versículo 6 "E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz."
É como se Ele faz uma pausa neste momento, que seus ouvintes (e nós) pode ouvir o palavras e do juiz apreciar a situação. Vamos entender a promessa como entendemos a parábola.
1. Aqui é o pior tipo de juiz.
v.2 ", que não temia a Deus, nem respeitava os homens." Provavelmente um dos juízes menores em Israel, sentou-se para ouvir os casos menos graves. No entanto, ele é totalmente inadequado porque ele ignora a primeira tábua da Lei Moral: "não temia a Deus", ea segunda tabela: ". Considerado nem homem" O verticais afeta a horizontal. Se um homem não teme a Deus como deveria, ele não é susceptível de amar o próximo como a si mesmo.
Isto é particularmente grave em um juiz. "Os poderes que ser (que) são ordenados por Deus" (Romanos 13: 1-50) incluem Judiciário de uma nação. Cobrado por Deus Todo-Poderoso para administrar a justiça aos homens em seu nome, tal só pode por "apenas" se governar "no temor de Deus" (2 Samuel 23: 3). No entanto, muitos hoje são como este homem. Este, tememos, é o que está por trás da condenação absurdamente leniente de criminosos condenados, e até mesmo assassinos. "Assassinato mais sujo" é amaldiçoado com punição mais fraco.
Um juiz moderno, sem sentido da solene, não se vê como "o ministro de Deus, vingador em ira contra aquele que pratica o mal" (Romanos 13: 4) e mandou "para o
castigo dos malfeitores, e para o louvor dos que fazem o bem "(1 Pedro 2:14). Em vez de trazer todo o peso da lei para baixo sobre o culpado, não há quase um medo da palavra "castigo" e politicamente correto dita sentença. Justiça não for feito, impedimento não está lá - eo resto de nós não são protegidos (cf Habacuque 1: 4).
Oremos para que o Senhor nos livrará de tais juízes, e restaurar ao Judiciário o temor do Senhor e uma boa relação para os homens.
2. Essa mulher tinha a quem recorrer.
v.3 "E havia uma viúva." A lei em Israel protegido viúvas, porque, sem a proteção dos maridos, eram particularmente vulneráveis ​​(cf Dt 27:19). Alguns injustiça tinha sido feito para esta viúva - talvez o seu "adversário" tinha defraudado-la de sua propriedade, até mesmo sua casa - e este juiz era sua única esperança de reparação.
3. Ela fez um pedido definitivo.
v.3 "Faze-me justiça contra o meu adversário" - ela está pedindo uma decisão contra a pessoa que traiu ela. Isso é tudo o que ela quer e ela precisa desesperadamente. É no poder deste juiz para corrigir um erro grave. Não é vingança, simplesmente justiça e segurança.
4. No entanto, ele não podia ser incomodado.
v.4 "E ele não faria por um tempo." Em sua opinião, o caso é insignificante, talvez ele fobs-la com tecnicismos legais ou promessas vazias para outro momento. Isso deve ter desanimado a viúva e desencorajou a sua busca. Quanto mais ela tentava obter seu direito, mais ela foi recusada. Se alguém tinha motivos para "fraco" foi esta mulher indefesa e frenético.
5. A viúva não admitiria recusa.
vv.4b, 5 ", mas depois ... me perturba ... para que ela não continue a vir molestar-me."
a) Ela estava tendo um efeito.
v.5 "molestar-me" - a palavra "cansado" no grego descreve as feridas e contusões causadas por um boxeador. Sua surra verbal foi tornando-preto e azul!
b) obstinação da mulher é impressionante.
v.5 "ela não continue a vir" - ". consumado" no original a palavra "contínua" é o de nosso Senhor na cruz, onde Ele declarou que seu trabalho Isso significa, "para partiu para um ponto definido ou meta. "Ela não ia desistir até que este assunto foi concluído em seu favor.
c) Por conseguinte, o juiz não aguentou mais.
v.5 "perturba-me" - era tudo muito. Foi muito trabalho para resolver a questão para ela: é ainda mais problemas não.
d) Ele chegou a um ponto onde tinha que ceder.
v.4 "mas depois disse ... Vou vingar dela." importunação da viúva, ou a persistência cansativa, usava o juiz para baixo e ganhou o dia para ela.
CH Spurgeon retrata a cena para nós: "... a manhã seguinte, ela vem novamente. Assim como sempre o tribunal está aberto, há a mulher na porta. Antes que alguém pode ser encontrada para entrar, lá está ela. Ela havia se estabelecido lá assim que as pessoas vieram para preparar o lugar. Bem, antes que eles possam começar o negócio do dia, a mulher começa a gritar: "Ó meu senhor, meu marido está morto." "Você não veio aqui ontem?", Diz o juiz. "Sim, meu senhor." "Bem, eu pensei que eu lhe disse que este não era o momento e local adequados para aplicar. . Eu não posso atendê-lo "" Ó meu senhor, se você, mas apenas ouvir meu caso um pouco "" Traga o próximo caso para cima ", diz o juiz; e há um caso trouxe à tona, eo juiz procede. Não acontece, no entanto, a ser um interlúdio no negócio, como a viúva pobre foi à procura de um longo tempo, e sua honra é só ir para fora da quadra por um pouco de refresco, e como ele está indo, a mulher intensifica e diz: "Meu senhor". "Agora pegue aquela mulher fora; ela está sempre vindo aqui, e me perturbar. "A pobre mulher é tirada, mas ela retorna, e durante todo o dia a pobre alma está lá. Ela vem no dia seguinte, e quando o juiz chega, há a aparição desta pobre mulher para assustá-lo novamente.
O que deve ser feito durante todo o dia? Ele sabe que em todas as oportunidades possíveis, ela pode obter ela vai estar em cima dele para pedir-lhe para vingá-la de seu adversário. Finalmente, ele diz: "Bem, qual é o seu caso?", E assim que for indicado, ele pensa consigo mesmo: "Eu sei que o homem muito bem, que tem tirado sua propriedade; ele é um amigo meu. Eu não deve interferir no caso. Eu não temo a Deus, nem respeito os homens, mas como um amigo meu tem sua propriedade, não vou interferir ", e, em seguida, dirigindo-se à mulher:" Eu absolutamente não permita que você nunca vir a este lugar novamente "Mas ela vem. de novo, e de novo, e de novo, até que um dia ela pisa na caixa de testemunha, e diz: "Meu senhor, eu sou uma mulher atribulada de espírito." "Agora eu não quero mais nada disso; você está sempre me dando seus longos sermões no tribunal. "" Meu senhor ", continua a mulher:" Eu vou ter uma audiência a-dia. Eu sou uma mulher atribulada de espírito; Eu estive aqui muitas vezes antes, e você me mandou embora, quando eu deveria ter tido a justiça em suas mãos; e agora este dia, a menos que eu estou arrastado para fora do tribunal pela força, vou parar até conseguir justiça. "Bem, o juiz pensa para si um momento ou dois, e diz:" Se eu fosse apenas para decidir caso desta mulher , eu deveria livrar-se dela. Bem, vamos lá, minha boa mulher, vamos ouvir sobre isso "Então, ela conta toda a história do caso.; o juiz envia o funcionário do tribunal para investigar isso; e, finalmente, ele diz: "Ainda que eu não temo a Deus, nem respeito os homens ainda porque esta viúva me incomoda, vou vingar-la de seu adversário." Ele conformidade define todas as suas contas de praça, e ela vai para casa para sua casa de campo com um alegre coração, e os seus filhos são alimentados, e tudo é feliz; para o juiz a libertou de todos os seus dilemas. Agora, amigos, lá você tem um caso de importunação mesmo indo antes de as exigências da justiça "(Metropolitan Tabernacle Pulpit, o volume 49, número 2836).
O Senhor dá-nos em segundo lugar, algo a aprender: versos 7, 8 "E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, etc."
Isso não é algo para comparação, mas o contraste. Vamos então aprender como encorajadora esta é a oração perseverante.
1. Chegamos a nenhum juiz injusto.
Ele é "o vosso Pai que está nos céus (que) é perfeito" (Mateus 5:48). O amor perfeito, perfeita sabedoria, onipotência perfeita, perfeita justiça caracteriza o nosso Deus. Como o juiz, Ele é o nosso único recurso, mas a diferença é que ele incentiva a nossa esperança. Ele "não se esquece do clamor dos aflitos" e "atendendo à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração" (Salmo 09:12; 102: 17). Caro leitor, Ele ouviu todas as suas orações e que estão registrados no céu (Atos 10: 4). Nenhum deles se perdeu.
2. E não são "viúvas."
Nós somos a noiva de Cristo. Ou, filhos deste Pai celestial. Não estamos diante de algum funcionário insensível que não sabe ou possuir nós. Aquele que nos ama nos convida a "vir com confiança ao trono da graça" (Hebreus 4:16). Na justiça de Cristo, somos tão bem-vinda lá como Ele é.
3. Ele quer responder a nossa oração.
"Clama a mim, e eu te responderei e te mostrarei coisas grandes e firmes, que não sabes" (Jeremias 33: 3). Importunação não é necessário para lembrá-lo, ou tentar desgastá-lo
para baixo. Só para mostrar a ele que estamos verdadeiramente a sério: que creiamos Sua palavra, contar com sua fidelidade e esperança em Sua misericórdia. Ele exorta as nossas petições perseverantes, porque Ele quer fazer grandes coisas por nós.
4. Os atrasos são por uma razão diferente.
Com o juiz, Ele não podia ser incomodado. Nada poderia movê-lo, exceto o espancamento verbal de seu peticionário. Com Deus tem uma causa muito diferente. Entre as razões para a oração unreturned são as seguintes,
a) Seu prazer.
Um pai, cuja menina pede algo, gosta do olhar de súplica em que o rosto doce. Ele pode dizer, "W ... e ... eu ... eu, eu não sei ..." Isso não está sendo cruel - é o amor paternal aproveitar ao máximo a oportunidade! Nosso Senhor é assim; Sua aparente relutância só está nos dizendo, "deixe-me ver o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz; por doce é tua voz, e teu rosto é formoso "(Cantares 2:14).
Para mudar a metáfora, anos atrás, por vezes, foi para Bath. Lá, na zona comercial, era um músico em um terno branco sentou-se em um piano branco. Ele iria tocar peças clássicas e modernas, com tal expressão que os transeuntes estavam hipnotizados. Notei que as pessoas facilmente cair dinheiro em seu balde, mas eu encontrei-me pairando sobre o recipiente com minha moeda suspenso, pensando mais da música do que o dinheiro. Eventualmente, depois de ter desfrutado um pouco mais de música, a moeda cairia. E assim o Senhor aprecia a música de nossas orações importunos - eles dar-lhe prazer - tanto que está por trás da demora em serem respondidas.
b) Seu propósito.
Não há mais a oração do que a nossa pedindo e recebendo. O Senhor tem lições a nos ensinar: lições de fé, paciência, pleiteando a promessas, fervor, raciocínio e argumentação, auto-exame. Estes só podem ser aprendidas se são exercidas e retirado em oração. Quando a mulher cananéia veio ao Senhor por sua filha endemoninhada, que foi o primeiro em sua mente - no entanto, o silêncio do Senhor e, em seguida, rebater, ela acabou dizendo: "Senhor, ajuda-me" (Mateus 15:25). A oração é relacionamento com Deus, Seu trato conosco, transformando-nos, trabalhando as coisas de graça para nós. Todo o tempo que implorar e suplicar, o Senhor está tendo o seu caminho para o bem de nossa alma. A resposta à nossa oração é muitas vezes a ser maior do que pensamos. "Por isso o Senhor esperará, para que ele tenha misericórdia de ti" (Isaías 30:18).
. c) O seu programa
O Senhor estabeleceu o tempo para nos favorecer (Salmo 102: 13), mas é pelo seu próprio relógio. Pode parecer tão lento apenas porque somos tão apressada: "o relógio do Céu não bater no mesmo ritmo que os nossos pequenos cronômetros" (Maclaren). O atraso aparente é porque Ele está buscando uma agenda para fazer outras coisas para nós também. 13 anos do exílio de José no Egito não poderia terminar até que Ele, o mordomo, seus irmãos, o faraó eo Egito e seu pai eram para beneficiar nos propósitos de Deus (Gênesis 50:20).
Um exemplo moderno de trata-se de um missionário que não recebeu seu cheque salário mensal. Ela tornou-se gravemente doente, e porque ela não tinha dinheiro para a comida de costume, ela teve que viver em aveia e leite enlatado. Sem dúvida, ela orou repetidamente, e se perguntou por que o Senhor não veio para ela. Ela recebeu seu cheque 30 dias mais tarde. Depois de mencionar este incidente, enquanto em licença, um médico perguntou a natureza da sua doença. Ela descreveu o problema digestivo intestinal que ela tinha tido e que o médico disse: "Se o seu cheque tivesse chegado a tempo e você foi comer sua dieta atual, você agora seria morto, porque o melhor tratamento para a sua doença era um mingau de aveia de trinta dias . dieta "O Senhor sabe o que está fazendo em nos manter espera - é para promover o seu propósito mais amplo a nosso respeito.
Lembremo-nos estas razões. Muitas vezes, quando não há resposta venha o diabo nos acusa e sugere que é porque Deus não nos ama, ou somos muito indignos - ou mesmo que não pode ser um cristão. O Senhor não quer nos fazer sofrer esse fardo acrescentado destes medos. Em vez disso, ver o atraso como parte de sua maneira sábia e perfeita para nós. É porque nós significa muito para Ele que Ele nos trata como este.
5. O nosso Deus gracioso pode ser persuadidos.
Se esta viúva conseguiu com este juiz injusto, quanto mais nós e nosso Deus, quando a hora chegou. Nosso Senhor diz:
a) v.7 "aos seus escolhidos."
Estamos que: Sua noiva escolhida, seus filhos amados, e Seu amado rebanho. Considerando que a viúva havia nada para o juiz, que é tudo para o nosso Deus da aliança. Por Sua graça abundante que valem Sua escolha eterna, no valor de convênio com o Seu Filho para, vale a obediência ao sangue de Cristo, vale a pena trabalhar em cima e para nos trazer a salvação, vale a pena possuir e bênção neste mundo, vale a pena trazer a glória e compartilhando o céu com a gente, vale a pena coroando e recompensar-nos sempre para o seu louvor. Se Ele nos abençoa como este, Ele nos esquecer em nossas orações atuais?
b) v.7 ", que dia e noite clamam a ele."
Ela pode ser assim. Nosso fardo em oração nos leva a orar durante o dia e também nas primeiras horas da noite, às vezes: "que nunca realizará o seu dia de paz nem de noite" (Isa.62: 6).
c) v.8 "Digo-vos que depressa lhes fará justiça."
Quando o tempo de Deus para responder a oração vem, Ele agirá de uma vez: não uma oração mais será necessário. Era como que para Joseph - lemos em Gênesis 41: 4 que: Embora a resposta não virá um segundo "trouxeram-lhe às pressas (margem 'fez ele correr") para fora do calabouço ... e veio a Faraó. " mais cedo, ele não virá um segundo depois: "rapidamente". Spurgeon se aplica esta lição para orar por pessoas estabelecidas em nossos corações: "quando você é tentado a desviar-se de implorando por certas pessoas que você não deve ceder à sugestão. Eles ridicularizaram suas orações: eles dizem que eles não querem: eles têm feito até mesmo um insulto e uma brincadeira de seus desejos piedosos em seu nome. Não importa. Retaliar ainda maior amor. Não deixará de lutar com Deus para eles. Pode ser que você tenha sido muito decepcionado com eles; o seu coração se parte para ver como eles têm ido além, mas ir com seus profundos anseios para o propiciatório, e chorar de novo para eles. O que será deles, se você deixá-los de si mesmos? Não deixe fora intercedendo, meus queridos amigos, embora você seja provocado a fazê-lo em dez mil maneiras ...
Pode ser que você acha que, em parte, na incredulidade, e em parte através tremendo de ansiedade, que realmente seu destino está selado, e eles vão continuar a perdição. Que este sim aumentar a intensidade de sua oração que no mínimo grau diminuí-la. Até os pecadores estão no inferno clamor a Deus por eles. Enquanto houver fôlego em seus corpos e em seu corpo fazer com que a voz de sua súplica para ser ouvido. Quando uma vez que as almas passam para a oração espírito do mundo é inútil, mas até a última hora pode prevalecer. Talvez você às vezes têm sido tentados a desejar que você poderia orar pelos mortos; deixe que o desejo vão estimular você a ser a sério para a vida. Agonise em oração, enquanto os seus rogos pode ser ouvido. Clamarão fortemente a Deus tudo o que acontece para amortecer as suas esperanças, considerando que é uma tentação de Satanás se for sugerido a você que você deve deixar de suplicar.
Seu marido, boa mulher, que se ele crescer mais bêbado e mais profano, orar por ele ainda; para Deus que pode tirar leviatã como com um gancho, ainda pode aproveitar esta grande pecador e fazer um santo dele. E se o seu filho parece ser mais perdulário do que nunca, segui-lo com muitos rogos, e chorar diante de Deus sobre ele ainda. Mãe e pai amoroso gracioso, participar da sua fervorosa chora dia e noite no propiciatório e você deve ainda obter o seu desejo. Não deixe que nada apagará a chama sobre o altar, nem a esperança em suas almas. "
Que este encorajar-nos a orar com insistência neste Ano Novo. E pode ser que, antes que seja através, teremos motivo para louvar a Deus que Ele nos respondeu. "Orar sempre com toda oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança" (Efésios 6:18).

"Os homens dever de orar sempre, e nunca desfalecer.

FONTE WWW.BIBLEAGUESTRUST.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.