sábado, 1 de novembro de 2014

A INSPIRAÇÃO E AUTORIDADE DA BIBLIA

                           
      A INSPIRAÇÃO E AUTORIDADE DA BIBLIA

 1.A INSPIRAÇÃO

A pedra angular da teologia evangélica reside na sua confissão da inspiração e autoridade da Bíblia, como o revelado "Palavra de Deus escrita." Uma vez que o termo "inspiração" é usado da Bíblia de maneiras diferentes, é importante esclarecer o sentido particular em que deve ser empregada, não porque os evangélicos inventaram um novo significado para a inspiração, mas sim para tornar clara a sua adesão ao sentido em que historicamente a Igreja tem confessado a sua fé na Sagrada Escritura. Devemos também observar que, chamando inspiração a pedra angular da teologia evangélica que negam a acusação estranha, muitas vezes levantadas contra os cristãos conservadores, que são "bibliolators", adorando as Escrituras no lugar de Deus. A seriedade com que os evangélicos ter a inspiração de Sagradas Escrituras deriva exclusivamente da sua convicção de que quando lê-lo lêem as próprias palavras de Deus. É apenas por assistir a essas palavras inspiradas que os crentes podem adequadamente ouvir o que ele disse. Evangélica biblio logia (a doutrina das Escrituras, que gira em torno de sua inspiração), longe de levar a Biblio latry (o culto da Escritura), está no cerne da verdadeira adoração de Deus. Para a doutrina, embora em si uma doutrina bíblica, aponta para além de si mesmo e não faz nada diferente de dirigir nossa atenção mais cuidadosa para tudo Escritura diz. Ele nos garante que o que as Escrituras dizem, Deus diz. Podemos dizer, portanto, que esta doutrina serve como o ponto de conexão entre o cânone da Sagrada Escritura e do Deus que é o seu autor; é o fundamento da autoridade das Escrituras, que se envolve seu caráter revelador.

Em 2 Pedro 1: 19-21, lemos que "nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal do profeta Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem, mas homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos pelo Espírito. Espírito. " O escopo da profecia aqui é incerto: pode se referir simplesmente ao corpus dos profetas escritores, ou, mais amplamente, os livros históricos do Antigo Testamento também, ou mesmo (como Warfield argumenta) de todo o Antigo Testamento. Certamente que fala precisamente da origem divina de que parte das Escrituras a que se refere, e do papel do Espírito Santo na "levando junto" os escritores humanos, de modo que a "palavra dos profetas" pode ser "feito mais certo "( 01:19 ).

O conceito da Bíblia de Si Mesmo . Toda a doutrina cristã é fundada em Santos credos e confissões da igreja Scripturethe, tão certo como a mensagem do pastor, encontrar a sua justificação em um lugar só: o ensinamento da Sagrada Escritura. É no curso de transmitir ensinamentos sobre qualquer outro assunto que a Escritura ensina também sobre si mesmo. É importante notar que os textos como 2 Timóteo 3:16 e 2 Pedro 1: 19-21 não são declarações isoladas, mas articular uma doutrina ensinada por toda a Sagrada Escritura. O que está registrado nas Escrituras vem de Deus; a própria gravação tenha ocorrido sob a superintendência divina.

Partes substanciais do Pentateuco são diretamente atribuídas a Deus. A passagem mais simples é Êxodo 20, em que os Dez Mandamentos estão registrados; nós aprendemos mais tarde ( 31:18 ; 32: 15-16 ) que eles foram escritos em duas tábuas de pedra ", inscrito em ambos os lados, frente e verso As tábuas eram obra de Deus; a escritura era a mesma escritura de Deus,. gravado nas tábuas. " Mas o contexto destas leis escritas pelo dedo de Deus é a massa da legislação em Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, em que a reiteração constante de "O Senhor disse a Moisés:" culmina em Deuteronômio 31: 9: "Então Moisés escreveu esta lei ea deu aos sacerdotes ea todos os anciãos de Israel ".

Os livros proféticos do Antigo Testamento são em grande parte composta de passagens prolongadas colocados pelo escritor na boca de Deus. "A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:" é o refrão constante dos profetas escritores, oferecendo o apoio mais explícito do modelo de inspiração profética do apóstolo Pedro, como Isaías e Jeremias e Ezequiel foram "movidos pelo Espírito Santo. "

Basta se concentrar naquelas ocasiões em que os escritores bíblicos atribuem explicitamente elementos em seu produto literário a obra especial de Deus pode ser tomado como implicando o contrário da posição que estamos desenvolvendo; que partes das Escrituras ter este estatuto especial enquanto outras partes não. A evidência do Novo Testamento (e, de fato, o desenvolvimento de atitudes judaicas para os livros do Antigo Testamento, antes que o tempo) sugere algo muito diferente: a de que esses livros tinham sido concedido o estatuto de Escritura inspirada. E o argumento não é meramente histórico, mostrando o que os primeiros cristãos acreditavam. Segundo Timóteo 3:16 e 2 Pedro 1:21 indicam uma visão consolidada das Escrituras por parte da Igreja, que os Evangelhos demonstram estava em harmonia com o ensinamento do próprio Jesus. As páginas do Evangelho são recheados com sua pergunta: "Não lestes?" e confiante afirmação de Jesus: "Está escrito" (isto é, "A Bíblia diz"). Que o Filho de Deus encarnado deve tratar o Antigo Testamento desta forma oferece o mais forte possível endosso da inspiração divina da Sagrada Escritura, perfeitamente ilustrada em Mateus 19: 4-5 foram Jesus cita Gênesis 2:24 ("Por esta razão, o homem deixará seu pai e sua mãe "). Em Gênesis este é um comentário do narrador. Jesus coloca-o diretamente na boca de Deus: "O Criador os fez macho e fêmea", e disse: Por esta razão, "Como este exemplo se encaixa tão bem em outro uso da Escritura de Jesus, a sua importância é incontestável: Considerava toda a Escritura como aquilo que Deus tem falado.

Quando Jesus prometeu o Espírito Santo aos discípulos, disse-lhes que eles seriam guiados pelo Espírito "em toda a verdade" ( João 16:13 ). Por analogia com o Antigo Testamento, podemos antecipar que o Espírito iria garantir mais um recorde canônica da obra de Deus em Cristo. E não está enganado. Quanto mais cedo o mais tarde Novo Testamento documenta-se, há um reconhecimento desse processo. Em 2 Pedro 3:16 lemos que de Paulo "cartas contêm algumas coisas que são difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis ​​torcem, como o fazem com as demais Escrituras." Já, nas páginas do Novo Testamento, as cartas de Paulo são o estatuto de Escritura, estabelecendo o padrão para o reconhecimento de todos os livros do segundo Testamento como inspirado e, portanto, canônica para a igreja de Jesus Cristo.

                    A AUTORIDADE DA BIBLIA

A questão central que atravessa a Bíblia é o da autoridade de Deus. Sua autoridade é majestosamente apresentada em Gênesis 1, onde as palavras "e Deus disse" perfurar a escuridão do caos e falar o cosmos em ser. É extremamente desafiados por uma criatura de sua própria criação em Gênesis 3: "É assim que Deus disse?" pede a serpente da mulher (3: 1 KJV), ea pergunta ecoa através dos séculos que se seguem, todo o caminho para o livro do Apocalipse, onde o Deus Todo-Poderoso "tem em seu manto e na sua coxa um nome escrito, . rei dos reis e Senhor dos senhores ", e" a morte eo inferno foram lançados para dentro do lago de fogo Esta é a segunda morte ", como o reinado de o Senhor Deus Onipotente é escatologicamente estabelecido e qualquer desafio à sua autoridade destruído (19:16; 20:14 NVI). Este é o contexto teológico para a questão da autoridade da Bíblia, porque como está escrito ("escriturizada") a revelação de Deus a sua autoridade é a autoridade de Deus; para o que diz a Escritura, diz Deus.

Pergunta da serpente em Gênesis 3 não é apenas o exemplo mais marcante de um desafio à autoridade de Deus; é o fruto do desafio de Lúcifer, que como o diabo está por trás, ou dentro, a serpente. E é o desafio que leva Eva, e depois Adão, em seu ato de rebelião definitiva. Deve-se notar que o desafio da serpente "É assim que Deus disse?" é, em particular, um desafio à autoridade da Palavra de Deus, uma reivindicação de saber melhor do que a palavra que Deus falou. Este foco no ato original de pecado em desafio à autoridade de Deus em sua palavra sublinha desde o início a proximidade da relação entre a pessoa ea palavra de um Deus que é caracterizado como Deus que fala. "Quando a mulher viu que o fruto da árvore era bom para comer e agradável aos olhos, e desejável para dar sabedoria, ela levou alguns e comeu-a. Ela também deu a seu marido, e ele comeu Então o Senhor Deus disse à mulher: Que é isto que fizeste "(? Gênesis 3: 6 Gênesis 3:13 ). As conseqüências são extraordinários.

Por isso, é fundamental entender que esta doutrina, longe de desempenhar um papel menor na periferia da fé cristã, nos coloca face a face com a autoridade do próprio Deus. O que está em jogo na autoridade das Sagradas Escrituras é a autoridade de seu autor divino. E, à luz do fato de que toda doutrina acreditavam pela Igreja é, por sua vez autorizado pelo apelo à Sagrada Escritura (propostas teológicas estão fundamentadas "de acordo com as Escrituras", nas palavras do credo), não é exagero dizer que toda a estrutura da teologia cristã permanece ou cai pela autoridade das Escrituras, a premissa maior para cada declaração teológica que iria reivindicar a lealdade da comunidade canônica que é a igreja de Jesus Cristo. Este ainda é amplamente admitido na discussão teológica contemporânea, tanto implícita (para cada teólogo, ortodoxo ou não, cita a Escritura para reforçar a argumentação teológica), e, por vezes, em tantas palavras.

Esse fato extremamente significativo oferece o contexto para a compreensão de que a doutrina da autoridade da Bíblia é, exclusivamente, reflexivo em caráter. Isto é, apesar de seu tema é a Bíblia, é uma doutrina bíblica como outras doutrinas bíblicas. No entanto, ao contrário de outros assuntos de fé e prática cristã em que o speaksChristology Bíblia, escatologia, a natureza de Deus, o lifewe Christian está aqui preocupado com o que a Bíblia diz sobre si mesmo. Às vezes, é sugerido que esta invalida o testemunho da Bíblia à sua própria autoridade, por isso é uma questão de lógica que a mais alta autoridade deve ser a sua própria autoridade. Se a Bíblia é a "regra suprema da fé e da vida," ninguém pode ser maior. Além disso, a auto-testemunho da Bíblia é pluriforme e, por sua vez, sustentada pelo testemunho de outros; especialmente, o testemunho interno do Espírito Santo. Vamos analisar brevemente cada um desses fatores, porque eles têm especial relevância para a importância do caráter reflexivo da doutrina.

Em primeiro lugar, o caráter pluriforme de auto-testemunho da Bíblia. Como veremos em breve ser lembrado, o que encontramos na Sagrada Escritura não é uma reivindicação careca a autoridade cru, mas um agrupamento de muitos testemunhos em nome da Sagrada Escritura como um livro. A afirmação canônica assume a forma de intertravamento alegações e evidências que incluem os fenômenos da fala divina, o testemunho especial de Jesus Cristo para o caráter do que chamamos de Antigo Testamento, bem como a utilização autorizada de livros canônicos pelos escritores dos outros. Em segundo lugar, o testemunho da Bíblia é sustentada pelo uso da Bíblia na Igreja, como sua autoridade foi reconhecida e encontrado para ser eficaz para a definição da doutrina e da ética, a pregação pública do Evangelho, e de devoção privada. Em terceiro lugar, o chefe térreo do crente da confiança e da igreja na autoridade das Sagradas Escrituras reside no testemunho interno do Espírito Santo no coração do cristão. Isso quer dizer que, embora a Escritura parece ser auto-atestar, é o autor divino das Escrituras, o Espírito Santo de Deus, que inspirou a escrita de que mesmo as Escrituras, que é o seu testemunho final. Ele assegura ao crente que esta canônico Escritura é, na verdade, a palavra de Deus escrita. Isto é, Deus oferece o seu próprio testemunho de sua palavra.

No entanto, a autoridade das Escrituras é também uma doutrina bíblica como qualquer outro. É o mais simples de todos os ensinamentos bíblicos, assume-se como o ponto de partida da Bíblia em seu papel como um livro de ensino, assim como foi assumido como a premissa maior de cada uso da Bíblia, já que, por trás da própria possibilidade de teologia bíblica . Entre as disciplinas teológicas, "Bibliologia" é tanto prolegomenon, parte do prelúdio da própria teologia, e um entre os artigos que se seguem.

O testemunho bíblico . Talvez o mais impressionante, se muitas vezes menos notado, o testemunho é o entrelaçamento sustentado da fala direta de Deus no texto das Escrituras canônicas do Antigo e do Novo Testamento. Enquanto servia como chefe ilustração e paradigma da revelação, o discurso direto do Criador-Redentor ressoa por toda a Escritura e transmite a sua própria marca de autoridade para aqueles livros em que se encontra. É assim que o livro de Gênesis começa com uma lista longa de capítulo das palavras criativas de Deus ", e Deus disse" capítulos 2 e 3 narrar a interlocução do Senhor Deus e Adão e Eva no jardim. No capítulo 4 o Senhor envolve Cain no interrogatório, e maldição, e, finalmente, a graça. E o padrão continua até o dilúvio ea aliança com Noé, e para a chamada de Abra (ha) m ea longa conta do discipulado patriarcal (e os livros históricos posteriores). Em Êxodo esta narrativa leva à promulgação da lei no Sinai, e juntamente com os Dez Mandamentos, escritos pelo dedo de Deus, lemos a massa de instrução em primeira pessoa que se tornou a base da prática civil eo cerimonial dos hebreus. Os livros proféticos, é claro, consiste em grande parte do discurso da boca de Deus. À medida que mais tarde ler, "No passado, Deus falou aos nossos antepassados ​​por meio dos profetas, muitas vezes e de várias maneiras" ( Hebreus 1: 1 ).

No Novo Testamento, há alguma semelhança, especialmente no livro do Apocalipse, que registra repetidamente as palavras de Deus. Mas também há uma diferença fundamental: Na página após página dos quatro Evangelhos, o Filho de Deus encarnado fala em carne humana as palavras de Deus. "Nestes últimos dias falou-nos por seu Filho" ( Hebreus 1: 2 ). Como é tão evidente em um vermelho-carta testamento, Mateus, Marcos, Lucas e João gravar as próprias palavras de Jesus em uma extensa moda.

Claro, é possível concluir que tais alegações a autoridade divina em porções específicas da Sagrada Escritura não precisa estender-se ao todo. A relação geral para a confiabilidade da Escritura é tudo o que é necessário para sustentar a autoridade divina de ditos colocados na boca de Deus. De fato, não é a implicação de "Assim diz o Senhor", que esses outros dizeres gravados pelo profeta aquém da autoridade divina? Não deveria o discurso citado de Jesus de Nazaré ser tomadas para ter uma autoridade à qual as letras de Saulo de Tarso nunca poderia aspirar?

Quando isso acontece, as próprias Escrituras contam outra história. Para o ensino de Jesus Cristo se estende à questão da bibliology. Isto é evidente em todos os quatro Evangelhos, ea prova é esmagadora. Em João 10:34 lemos que Jesus disse: "A Escritura não pode ser quebrado." Em Marcos 12:36, do Salmo 110, ele afirma que David está falando pelo Espírito Santo. Um dos mais significativos de todo o Novo Testamento usa muitos do Velho é encontrado em Mateus 19. Lemos: "Alguns fariseus aproximaram-se dele para testá-lo e perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer e. toda a razão? Você não leu ", respondeu ele, que, no princípio, o Criador" os fez macho e fêmea ", e disse," por essa razão, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornar-se uma só carne "?" (4-5). A importância desta referência está no fato de que, em Gênesis 2:24, onde encontramos esta declaração sobre deixar os pais para se tornar uma só carne com a esposa, o comentário é simplesmente atribuído ao narrador. É Jesus que coloca na boca de quem "os fez macho e fêmea." E a implicação é forte: a de que o que as Escrituras dizem, Deus diz, se a Escritura coloca na fala divina ou como narração e comentário.

O segundo segmento do testemunho interno dentro Escritura podem ser rastreados através do uso apostólico de outros livros canônicos. Há, claro, o uso extensivo do Novo Testamento sobre o Antigo de forma consoante com o que encontramos no ensino de Jesus. Em 2 Pedro 3: 15-16 encontramos este princípio concretizada em Escrituras do Novo Testamento a si mesmos, como os escritos do apóstolo Paulo são colocados em um nível com a Sagrada Escritura: "Tenha em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, assim como nosso querido irmão Paulo também escreveu a você com a sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas que são difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis ​​distorcem , como fazem as outras Escrituras, para sua própria destruição. "

O uso da Escritura na Igreja o lugar central da Sagrada Escritura na vida e na história da Igreja em cada ofertas de idade dizendo evidências de sua autoridade. Nós não acreditamos que a sua autoridade deriva do ensinamento da Igreja. Mas notamos a autoridade que a Escritura tem, desde o início, exercida em todas as igrejas, como crentes no primeiro século XX e os fizeram homenagem à Palavra de Deus como regra para as suas mentes, seus corações e suas vidas. Aqui nós unir o uso devocional e doutrinário das Escrituras, o seu lugar na pregação, leitura privada, as grandes controvérsias doutrinárias, a angústia do crente perseguido ou despojada que se volta para a Palavra de Deus para o conforto do próprio Deus. É através da Bíblia que Deus determinou a mente eo coração da Igreja e do cristão.

O Testemunho do Espírito Santo Central de confiança cristã na autoridade das Escrituras encontra-se a convicção de que por trás de cada argumento e experiência que levar o crente a confiar na Bíblia há uma outra testemunha a ser discernido; que de Deus, o Espírito Santo, o próprio inspirador e intérprete das Escrituras, como ele atesta que a Palavra de Deus. Temos notado que não é possível que uma autoridade suprema para encontrar testemunho final em qualquer coisa menor. Por isso, é em Deus que a Escritura só pode ser atestada. Como Calvino coloca, "Porque, assim como só Deus é testemunha ajuste de si mesmo em sua Palavra, assim também a Palavra não encontrará aceitação nos corações dos homens, antes de ser escalado pelo testemunho interior do Espírito. O mesmo Espírito, portanto, que falou pela boca dos profetas deve penetrar em nossos corações para nos convencer de que eles fielmente proclamado o que tinha sido divinamente ordenado "( Inst . 1.7.4).


A aceitação quase universal da autoridade bíblica na igreja, liberal e conservador da mesma forma, não é mera coincidência. Ele chama a atenção para o caráter da igreja de Jesus Cristo como um communitythe canônicos povo do livro. No entanto, uma implicação desse pressuposto ampla que a teologia deve ser feito "segundo as Escrituras" é que a cauda chega a abanar o cão; porque é necessário para justificar propostas teológicas com referência às Escrituras, as pessoas de todos os quadrantes teológicas procuram encontrar alguma maneira de conectar as suas conclusões, em qualquer terreno que pode ter sido atingido, com as Escrituras. Isto tem levado a crescente incerteza sobre o que significa dizer que a Bíblia tem autoridade. Para que isso autoridade estender? Vários pontos de foco surgiram nesta discussão. A tarefa de contextualizar o ensino da Sagrada Escritura nas culturas de cada século tem exigido melhores estudiosos e exegetas à disposição da igreja. Ele também levanta a questão da extensão da autoridade bíblica. Será que ela realmente estender a condenação paulina da homossexualidade? Crescente desacordo entre os evangélicos tem se concentrado em questões de hermenêutica, e da natureza do inspirationwhether autoridade implica infalibilidade . A Declaração de Chicago sobre a Inerrância Bíblica é amplamente aceito como uma declaração de consenso da posição bíblica, e começa com uma afirmação de que "o reconhecimento da total veracidade e confiabilidade da Sagrada Escritura é essencial para uma compreensão plena e uma confissão correta da autoridade." Ou seja, o reconhecimento da autoridade da Sagrada Escritura não é uma mera forma Prom indicação de respeito, mas envolve a confiança na sua infalibilidade. "A Declaração a seguir afirma esta inerrância da Escritura, deixando claro nosso entendimento dela e advertindo contra sua negação. Estamos convencidos de que negá-la é ignorar o testemunho de Jesus Cristo e do Espírito Santo e de recusar que a submissão à as reivindicações da própria Palavra de Deus que marca a verdadeira fé cristã. " O coração da confissão que se segue encontra-se neste parágrafo: "A Sagrada Escritura, sendo a própria Palavra de Deus, escrita por homens preparados e supervisionados por seu Espírito, possuem autoridade divina infalível em todos os assuntos que abordam: é para ser acreditado , como a instrução de Deus, em tudo o que afirma; obedeceu, como a ordem de Deus, em tudo o que ela exige; aceitas, como penhor divino, em tudo o que promete. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.