sexta-feira, 31 de outubro de 2014

OS NOMES DE DEUS NA BIBLIA

                                         
                                OS NOMES DE DEUS NA BIBLIA


I. Introdução

1. A frase "Seu Nome"

2. Classificação

II. Nomes pessoais ou Deus no Antigo Testamento

1. "Elohim

2. 'Eloah

3. 'El

4. 'Ādhōn , 'Ǎdhōnāy

5. Yahweh (Jeová)

6. Vira-lata (Rock)

7. Kādhōsh

8. Shadday

III. Nomes descritivos de Deus no Antigo Testamento

1. 'Ābhı̄r

2. 'El - 'Elohe - Israel

3. 'Elyon

4. Gibbor

5. 'El - Rō'ı̄

6. Caddiḳ

7. Kanna

8. Yahweh Cebha'oth

9. "Eu Sou O Que IA m "

IV. Novo Testamento Nomes de Deus

1. Deus

2. Senhor

3. descritivas e figurativas Nomes

Literatura

I. Introdução

Até certo ponto, além da valorização das mentes modernas e ocidentais as pessoas dos tempos bíblicos e terras valorizadas do nome da pessoa. Eles sempre deu a ela significado simbólico ou personagem.

Enquanto os nossos nomes modernos são quase exclusivamente designação abreviada e destinado apenas para a identificação, os nomes bíblicos também foram descritivo, e muitas vezes profética. Significado religioso quase sempre inhered no nome, um pai relatando sua criança para a Divindade, ou declarar a sua consagração à divindade, juntando-se o nome da divindade com o serviço que a criança deve render, ou talvez comemorando um nome a favor de Deus no dom da graça da criança, por exemplo, Nathaniel ("dom de Deus"); Samuel ("ouvido de Deus"); Adonias ("O Senhor é o meu Senhor"), etc. Parece-nos estranho que no seu nascimento, a vida eo caráter de uma criança deve ser previsto por seus pais em um nome; e este costume original foi considerado por uma crítica antipático como prova da origem de tais nomes e suas narrativas atendente longo subseqüentes à própria vida concluída; esses nomes, por exemplo, como Abraão, Sara, etc. Mas que isso foi realmente feito, e que foi considerado como uma questão de disciplina, é provado pelo nome dado ao Nosso Senhor em Seu nascimento: "Tu chamarás o seu nome Jesus, pois é ele que salvará o seu povo "( Mateus 1:21 ). Não é improvável que a doação de um nome do personagem representado propósito e fidelidade dos pais na formação da criança, o que resulta necessariamente em dar a vida da criança que muito sentido, que o nome indicado. O nome de uma criança, por isso, tornou-se uma oração e consagração, e sua realização em caráter tornou-se muitas vezes um efeito psicológico necessário. Grande honra ou desonra foi anexado a um nome. Os escritos do Antigo Testamento contém muitas e variadas instâncias deste. Às vezes desprezo por certos homens réprobos seria mais expressiva indicada por uma mudança de nome, por exemplo, a mudança de Esbaal, "homem de Baal", de Isbosete, "homem de vergonha" ( 2 Samuel 2: 8 ), e a omissão do Senhor a partir do nome do rei apóstata, Acaz ( 2 Reis 15:38 , etc.). O nome do último rei de Judá foi mais expressivamente alterados por Nabucodonosor de Matanias para Zedequias, para assegurar a sua fidelidade a seu senhor, que o fez rei ( 2 Reis 24:17 ). VerNOMES , ADEQUADO .

1. A frase "Seu Nome"

Uma vez que as Escrituras do Antigo Testamento e do Novo Testamento são, essencialmente para fins de revelação, e uma vez que os hebreus colocou tal loja por nomes, devemos esperar confiantemente-los para fazer o nome divino um meio de revelação de primeira importância. Pessoas acostumadas por uso prolongado de indicações de caráter significativas em seus próprios nomes, necessariamente considerariam os nomes da Divindade como expressão de Sua natureza. A própria expressão "nome do Senhor", ou "Seu nome", como aplicado à Divindade no uso bíblico, é mais interessante e sugestivo, às vezes expressando de forma abrangente Sua revelação na natureza ( Salmo 8: 1 ; compare Salmo 138: 2 ); ou marcando o lugar de seu culto, onde os homens vão invocar o Seu nome ( Deuteronômio 12: 5 ); ou usado como sinônimo de seus vários atributos, por exemplo, a fidelidade ( Isaías 48: 9 ), a graça ( Salmo 23: 3 ), Sua honra ( Salmo 79: 9 ), etc. "Assim, uma vez que o nome de Deus denota este próprio Deus como Ele é revelado, e como Ele deseja ser conhecido por suas criaturas, quando se diz que Deus vai fazer um nome para si próprio pelos seus atos poderosos, ou que o novo mundo do futuro será a Ele por um nome, nós pode facilmente entender que o nome de Deus é muitas vezes sinônimo da glória de Deus , e que as expressões para ambos são combinados na maior variedade de formas, ou usado alternadamente "(Schultz, Teologia do Antigo Testamento , a tradução Inglês, I, 124- 25; compare Salmo 72:19 ; Isaías 63:14 ; também Davidson, Antigo Testamento Theol ., 37-38).

2. Classificação

A partir do lugar importante que o nome divino ocupa na revelação, esperaríamos frequência de ocorrência e diversidade de formas; e isso é só o que nós encontramos para ser verdade. As muitas formas ou variedades do nome será considerado sob as seguintes cabeças: (1) Absoluta ou nomes de pessoas, (2) atributivo, ou de qualificação nomes e, (3) Nomes de Deus no Novo Testamento. Naturalmente e em curso de nomes atributivo de tempo tendem a se cristalizar com o uso freqüente e respeito devocional em nomes pessoais; por exemplo, o adjetivo atributivo ḳadhōsh , "Santo", torna-se a, nome transcendental pessoal para Divindade em Jó e Isa. Para maiores detalhes de cada referência de nome podem ser feitas para artigos separados.

II. Absolutas ou pessoais Nomes de Deus no Antigo Testamento

1. "Elohim

A primeira forma de o nome divino na Bíblia é אלהים , "Elohim , Normalmente traduzida como "Deus" ( Gênesis 1: 1 ). Este é o nome mais frequentemente usado no Antigo Testamento, como seu equivalente θεός , Theós, É no Novo Testamento, ocorrendo em Gen sozinho cerca de 200 t. É um de um grupo de palavras afins, aos quais também pertencem'El e 'Eloaȟ. (1) A sua forma é plural, mas a construção é uniformemente singular, ou seja, ele governa um verbo no singular ou adjetivo, a não ser utilizado de divindades pagãs ( Salmos 96: 5 ; Salmo 97: 7 ). É característico do Hebrew que extensão, magnitude e dignidade, bem como a multiplicidade real, são expressos por o plural. Não é razoável, portanto, assumir que a pluralidade de formulário indica politeísmo semita primitivo. Pelo contrário, histórico hebraico é, sem dúvida, e uniformemente monoteísta.

(2) A derivação é bastante incerto. Gesenius, Ewald e os outros a encontrar a sua origem na אוּל , 'UL , "Para ser forte," a partir do qual também são derivados ayil "Carneiro", e "Elá "Carvalho"; é então expandida uma forma plural de 'El ; outros segui-lo para אלהּ , 'Alah "Aterrorizar", ea forma singular é encontrado no infreqüente אלוהּ , 'Eloah , Que ocorre principalmente em livros poéticos; BDB inclina para a derivação de אלה , 'Alah , "Para ser forte", como a raiz das três formas, 'El , 'Eloah e "Elohim , Embora admitindo que a questão toda está envolvida em incerteza (por declaração completa ver BDB , Sob a palavra אלה ; uma sugestão um tanto fantasiosa é a raiz árabe 'UL , "Estar na frente", de onde vem o significado de "líder"; e ainda mais fantasiosa é a conexão sugerida com a preposição ל ), 'El , Significando Deus como o "objetivo" de vida e aspirações do homem. A origem deve sempre estar em dúvida, uma vez que a derivação é pré-histórico, bem como o nome, com suas palavras afins 'El e 'Eloah , É comum a línguas semíticas e religiões e para além do intervalo de registros hebraicos.

(3) É a conclusão razoável de que o significado é "talvez" ou "poder"; que é comum a língua semítica; que a forma está no plural para expressar a majestade ou "all-potência", e que é um genérico, em vez de um específico pessoal, o nome a Deus, que é indicado por sua aplicação para aqueles que representam a divindade ( Juízes 5: 8 ; Salmo 82: 1 ) ou que estão em Sua presença ( 1 Samuel 28:13 ).

2. 'Eloah

A forma singular do nome anterior, אלוהּ , 'Eloah , Está confinado em seu uso quase exclusivamente à poesia, ou a expressão poética, sendo característica do Livro de Jó, que ocorrem com mais frequência em que o livro do que em todas as outras partes do Velho Testamento. É, de fato, encontrado no trabalho com mais frequência do que o plural em outro lugar mais comum "Elohim ̌. Para a derivação e significado ver acima em 1 (2). Compare também a forma aramaica, אלהּ , "Elá , Encontrado freqüentemente em Esdras e Daniel.

3. 'El

No grupo das línguas semíticas, a palavra mais comum para a Divindade é El ( אל , 'El ), Representada pelo babilônico Ilu eo árabe 'Allah . É encontrado em todo o Antigo Testamento, mas com mais frequência em Jó e Salmos que em todos os outros livros. Ela ocorre raramente nos livros históricos, e não em todos, em Lev. A mesma variedade de derivações é atribuída a ele como a ELOHIM (Que ver), mais provável do que é אוּל , 'UL , "Para ser forte." BDB interpreta 'UL no sentido de "estar na frente", de onde veio 'Ayil "Ram" a um na frente do rebanho, e "Elá , O "carvalho", proeminente decorrente ['El partir ה , 'Alah , "Para ser forte." Ela ocorre em muitos dos nomes mais antigos; e, como Elohim, ele é usado de deuses pagãos. É freqüentemente combinada com substantivos ou adjetivos para expressar o nome divino com referência a atributos específicos ou fases de seu ser, como Elyon 'el' , 'El - Rō'ı̄ , Etc. (ver abaixo, III, "atributivos Names").

4. 'Ādhōn , 'Ǎdhōnāy

Um nome atributivo, que em hebraico pré-histórico já tinha passado para um nome genérico de Deus, é אדון , 'Ādhōn , אדני , 'Ǎdhōnāy , A segunda é formada a partir do primeiro, sendo o plural construto, 'Ădhōnē , Com a primeira pessoa que termina - ay , Que foi alargado para Ay e assim mantido como característica do nome próprio, distinguindo-o do possessivo "meu Senhor". A versão King James não distinguir, mas rende tanto quanto possessivo, "meu Senhor" ( Juízes 6:15 ; Juízes 13: 8 ), e como o nome pessoal ( Salmo 2: 4 ); Versão Revisada (britânico e americano) também, no Salmo 16: 2 , está em dúvida, dar "meu Senhor", possessivo, no texto e "o Senhor" na margem. 'Ǎdhōnāy, Como um nome da Divindade, enfatiza Sua soberania ( Salmo 2: 4 ; Isaías 7: 7 ), e corresponde aproximadamente àKURIOS do Novo Testamento. É freqüentemente combinada com o Senhor ( Gênesis 15: 8 ; Isaías 7: 7 , etc.) e com"Elohim ( Salmo 86:12 ). Seu serviço mais significativo no Texto Massorético é o uso de suas vogais para apontar o tetragrama impronunciável יהוה ,YHWH , Indicando que a palavra "'Ǎdhōnāy ̌ "deve ser falado em voz alta, em vez de" Yahweh ". Esta combinação de vogais e consoantes dá a transliteração" Jeová ", adotado pela versão American Standard Revisada, enquanto as outras versões inglesas da Bíblia, uma vez que Coverdale, representa a combinação pela capitais Senhor. Septuaginta representa-lo porKurios ̌.

5. Yahweh (Jeová)

O nome mais distintivo de Deus como o Deus de Israel é o Senhor ( יהוה , uma combinação do tetragrama ( YHWH ) Com as vogais de 'Ǎdhōnāy , Transliterado como YeHoWaH , Mas lido em voz alta pelos hebreus 'Adhonay ). Embora ambos derivação e significado estão perdidos para nós, as incertezas de sua origem ante-bíblica, os seguintes inferências parecem ser justificada pelos fatos: (1) Este nome era comum a outros de Israel de religiões, de acordo com Friedr. Delitzsch, Hommel, Winckler e Guthe ( EB , Sob a palavra), tendo sido encontrados em inscrições babilônicas. Amonita, árabe e nomes egípcios aparecem também para contê-lo (compare Davidson, Testamento Theol Velho , 52 f.); mas ao mesmo tempo, como Elohim, era comum a primitiva religião semita, tornou-se o nome distinto de Israel para a Divindade. (2) Era, portanto, não é o primeiro dado a conhecer ao chamado de Moisés ( Êxodo 3: 13-16 ; Êxodo 6: 2-8 ), mas, sendo já conhecido, estava naquele momento dado uma revelação e interpretação mais ampla: Deus, a ser conhecido por Israel a partir de agora sob o nome "Javé" e no seu significado mais pleno, foi o envio de um Moisés para libertar Israel; "Quando eu lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome que direi-lhes: E Deus disse ...? Eu SERÁ QUE EU SEREI ... Digamos ... EU SEREI me enviou "( Êxodo 03:13 , Êxodo 3:14 margem) O nome é assumido como conhecido na narrativa do Gênesis;. que também ocorre em nomes-mosaico pré ( Êxodo 06:20 ; 1 Crônicas 02:25 ; 1 Crônicas 7: 8 ). (3) A derivação é do arcaico Hawah , "Ser," melhor "para se tornar", em hebraico bíblico hayah; este uso arcaico de w para y aparece também em derivados do semelhante ה ,hayah, "Viver", por exemplo, ה ,hawwah em Gênesis 3:20 . (4) É evidente das passagens interpretativas (Ex 3, 6) que a forma é o fut. do caule simples ( Kal ) E não futuro do causador (Hiph'ı̄l) Decorrem no sentido de "doador da vida" - uma idéia não confirmada por nenhuma das ocorrências da palavra. A teoria fantasiosa de que a palavra é uma combinação do futuro, tempos presente e perfeito do verbo, significando "Aquele que será, é, e foi," não é para ser levado a sério (Stier, etc., em de Oehler Velho Testamento Teologia , no lugar citado.). (5) O significado pode com alguma confiança ser inferida a partir de transliteração de Orígenes, Iao , A forma em Samaritano, Iabe, A forma como combinado em nomes do Velho Testamento, ea significação evidente em Ex 3 e outras passagens, para ser a do futuro simples, יהוה ,yahweh", Ele será." Ele não expressa causalidade, nem a existência de um sentido metafísico, mas a promessa de aliança da presença divina, tanto no momento imediato e na era messiânica do futuro. E, assim, tornou-se ligado à esperança messiânica, como na frase, "o dia do Senhor", e, consequentemente, tanto ela como a tradução Septuaginta Kurios foram aplicados pelo Novo Testamento como títulos de Cristo. (6) É o pessoal nome de Deus, como distinguido de nomes tais genéricos ou essenciais como 'El , "Elohim , Shadday, Etc. Característica do Antigo Testamento é a sua insistência sobre o possível conhecimento de Deus como uma pessoa; eo Senhor é o seu nome como uma pessoa. É ilógico, certamente, que os hebreus posteriores devem ter encolhido de sua pronúncia, tendo em vista a adequação do nome e da insistência do Antigo Testamento sobre a personalidade de Deus, que, como uma pessoa tem esse nome. a versão American Standard Revised adota muito corretamente a transliteração "Yahweh", para enfatizar seu significado e propósito como um nome pessoal de Deus revelada.

6. Vira-lata (Rock)

Cinco vezes no "Song" de Moisés ( Deuteronômio 32: 4 , Deuteronômio 32:15 , Deuteronômio 32:18 , Deuteronômio 32:30 , Deuteronômio 32:31 ), a palavra צוּר , vira-lata, "Rock", é usado como um título de Deus. Também ocorre nos Salmos, Isa e passagens poéticas de outros livros, e também em nomes próprios, Elizur, Zuriel, etc. Uma vez na King James Version ( Isaías 44: 8 ) é traduzida como "Deus", mas "Rock" na American Standard Versão Revisada e da American Revised Version, margem. O esforço para interpretar este título como indicando a origem da religião animista Antigo Testamento é desnecessário e um puro produto da imaginação. É habitual que tanto o Antigo Testamento e Novo Testamento escritores de usar nomes descritivos de Deus: "rocha", "fortaleza", "escudo", "luz", "pão", etc., e está em harmonia com todos os ricos figurativismo das Escrituras; o uso do artigo em muitos dos casos citados ainda corrobora a visão de que a palavra se destina a ser um título descritivo, e não o nome de uma divindade da natureza. Ele apresenta a idéia de Deus como firme: "A denominação de Deus comovira-lata, 'Rock', 'refúgio seguro ", em Deuteronômio refere-se a isto" (Oehler, Teologia do Antigo Testamento ). Muitas vezes ocorre, em uma figura mais impressionante, com as pessoas. sufixo como "minha rocha", "a sua rocha", para expressar confiança ( Salmo 28: 1 ).

7. Kādhōsh

O nome ( קדושׁ , ḳādhōsh , "Santo") é encontrada freqüentemente em Isaías e Salmos, e, ocasionalmente, em outros profetas. É característico de Isaías, sendo encontrado 32 vezes no livro. Ela ocorre muitas vezes na frase קדושׁ ישראל , ḳedhōsh Yisrael "Santo de Israel". A derivação e significado permanecem em dúvida, mas a derivação habitual e mais provável é de ḳādhash , "Ser separado", o que melhor explica a sua utilização tanto do homem e da Divindade. Quando utilizada de Deus significa: (1) sua transcendência, sua separação acima de todos os outros seres, a sua solidão, em comparação a outros deuses; (2) Sua relação peculiar para o povo de Israel a quem ele se separou, como ele não as outras nações. No primeiro sentido, Isaías usou de Sua única divindade ( Isaías 40:25 ), no último de sua aliança-relação peculiar e imutável de Israel ( Isaías 43: 3 ; Isaías 48:17 ), surpreendentemente, expressa na frase " Um Santo de Israel. " Ḳādhōsh foi bastante atributivo de pessoal, mas tornou-se pessoal no uso de tais teístas absolutos como Jó e Isaías. Ela expressa Divindade essencial, ao invés de revelação pessoal.

8. Shadday

Na literatura patriarcal, e em particular do trabalho, onde é colocado na boca dos patriarcas, este nome aparece algumas vezes no composto אל שׁדּי , 'El Shadday , Às vezes sozinho. Embora seu significado raiz também é incerto, a derivação de sugeriu שׁדד , shādhadh , "Destruir", "aterrorizar", parece mais provável, significando o Deus que se manifesta pelo espanto de seus atos poderosos. "O Deus Storm", de שׁדא , shādhā ' , "Derramar", tem sido sugerido, mas é improvável; e, mais ainda, o fantasioso שׁ , ela E דּי , dia , Que significa "que é suficiente." Seu uso em dias patriarcais marca um avanço sobre mais frouxas concepções semitas à idéia monoteísta mais rigorosa da onipotência, e está de acordo com a consciência precoce da Divindade na raça ou indivíduo como um Deus de temor, ou mesmo terror. Seu caráter monoteísta está em harmonia com o seu uso nos tempos de Abraão, e é corroborada pelo seu paralelo na Septuaginta e do Novo Testamento, παντοκράτωρ , Pantokrator "Todo-poderoso".

III. Nomes descritivos de Deus no Antigo Testamento

Muitas vezes, é difícil distinguir entre o pessoal e os nomes atributivo de Deus, as duas divisões, necessariamente, penetrando umas nas outras. Alguns dos anteriores são realmente atributivo, feita pessoal pelo uso. A seguir estão os nomes descritivos ou atributivo mais proeminentes.

1. 'Ābhı̄r

Esse nome ( אביר , 'Ābhı̄r ), Traduzido em Inglês Versões da Bíblia "Poderoso", é sempre combinado com Israel ou Jacó; sua raiz é אבר , 'ABHAR , "Ser forte" a partir do qual é derivado da palavra אבר , 'Ēbher "Pinhão", usado da forte ala da águia ( Isaías 40:31 ), no sentido figurado de Deus em Deuteronômio 32:11 . Ela ocorre em bênção de Jacó ( Gênesis 49:24 ), em uma oração para o santuário ( Salmo 132: 2 , Salmo 132: 5 ), e em Isaías ( Isaías 01:24 ; Isaías 49:26 ; Isaías 60:16 ), para expressar a certeza da força Divina em favor dos oprimidos em Israel ( Isaías 01:24 ), ou em nome de Israel contra os seus opressores; é interessante notar que este nome foi usado pela primeira vez pelo próprio Jacob.

2. 'El - 'Elohe - Israel

O nome 'El é combinado com uma série de adjetivos descritivos para representar Deus em seus vários atributos; e estes por uso tornaram-se nomes ou títulos de Deus. Para a frase notável EL-elohe-ISRAEL ( Gênesis 33:20 ), ver artigo separado.

3. 'Elyon

Esse nome ( עליון , 'Elyon , "Mais alto") é um derivado de עלה , 'Alah , "Para ir para cima." Ele é usado de pessoas ou coisas para indicar sua elevação ou exaltação: de Israel, favorecida acima de outras nações ( Deuteronômio 26:19 ), do aqueduto de "piscina superior" ( Isaías 7: 3 ), etc. Isto indica que o seu ou seja, quando aplicado a Deus é o "Exaltado", que é levantado acima de todos os deuses e homens. Ocorre sozinho ( Deuteronômio 32: 8 ; Salmo 18:13 ), ou em combinação com outros nomes de Deus, mais freqüentemente com El ( Gênesis 14:18 ; Salmo 78:35 ), mas também com o Senhor ( Salmo 07:17 ; Salmo 97: 9 ), ou com Elohim ( Salmo 56: 2 a King James Version; Salmo 78:56 ). Seu uso precoce ( Gênesis 14:18 f) aponta para uma alta concepção da divindade, um monoteísmo inquestionável nos primórdios da história hebraica.

4. Gibbor

Os antigos hebreus estavam em constante luta por sua terra e as suas liberdades, uma luta mais intensa e patriótico nos dias heróicos de Saul e Davi, e em que não foi desenvolvido um grupo de homens cujos atos ótimo direito los para o honroso título "poderoso homens "valentes ( גּבּורים , Gibborim ). Estes foram os cavaleiros de David "Mesa Redonda". Da mesma forma o pensamento hebraico do seu Deus, como lutar por ele, e facilmente, então este título foi aplicado a Deus como o Homem Poderoso de guerra, ocorrendo em salmo de Triumphant entrada da Arca (de Davi Salmo 24: 8 ), na alegoria o Rei-Messias ( Salmo 45: 3 ), seja sozinho ou combinado com El ( Isaías 9: 6 ; Jeremias 32:18 ), e às vezes com o Senhor ( Isaías 42:13 ).

5. 'El - Rō'ı̄

Quando Hagar estava fugindo de perseguições de Sarah, o Senhor falou com ela no deserto de Sur, palavras de promessa e alegria. Diante disso, "ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és El roi" ( Gênesis 16:13 margem). No texto a palavra ראי , rō'ı̄, Deriv. dera'ah, "Ver", é traduzida como "que vê", literalmente, "de vista". Esta é a única ocorrência deste título no Antigo Testamento.

6. Caddiḳ

Um dos atributos da aliança de Deus, a Sua justiça, é falado tantas vezes que se passa de adjetivo para substantivo, do atributo de nome, e Ele é chamado de "justo" ( צדּיק , caddı̄ḳ ), Ou "o Justo". A palavra nunca é transliterado, mas sempre traduzido em versões inglesas da Bíblia, embora ele só poderia ser considerado como propriamente um nome Divino como 'Elyon ou Ḳādhōsh ̌. A raiz צדק , cādhaḳ , "Ser reto" ou "direita", significa fidelidade a um padrão, e é usado da fidelidade de Deus à Sua própria natureza e à Sua aliança-promessa ( Isaías 41:10 ; Isaías 42: 6 ; compare Oséias 02:19 ) ; ocorre isoladamente ( Salmo 34:17 ), com El ( Deuteronômio 32: 4 ), com Elohim ( Esdras 9:15 ; Salmo 7: 9 ; Salmo 116: 5 ), mas mais frequentemente com o Senhor ( Salmo 129: 4 , etc .). Em Êxodo 9:27 Faraó, em reconhecer o seu pecado contra o Senhor, lhe chama Senhor, o Justo ", usando o artigo. A combinação sugestivo, "Javé nossa Justiça", é o nome dado ao "Renovo justo" de Davi ( Jeremias 23: 6 ) e adequadamente deve ser tomado como um nome próprio - o nome do Rei-Messias.

7. Kanna

Freqüentemente no Pentateuco, na maioria das vezes nos 3 versões dos Mandamentos ( Êxodo 20: 5 ; Êxodo 34:14 ; Deuteronômio 5: 9 ), Deus é dado o título de "Jealous" ( קנּא , Kanna '), Mais especificamente na frase "o Senhor, cujo nome é Zeloso" ( Êxodo 34:14 ). Esta palavra, no entanto, não ter o significado do mal agora associada a ele em nosso uso, mas significava "zelo justo", o zelo do Senhor para o Seu próprio nome ou glória (compare Isaías 9: 7 , "o zelo do Senhor", קנאה ,ḳin'āh; também Zacarias 01:14 ; Zacarias 8: 2 ).

8. Yahweh Cebha'oth

Conectado com o nome pessoal e convênio Yahweh, não é encontrado com freqüência a palavra Sabaoth ( צבאות , cebhā'ōth "Hospeda"). Invariavelmente, no Antigo Testamento, é traduzida como "hosts" ( Isaías 1: 9 ; Salmo 46: 7 , Salmo 46:11 , etc.), mas no Novo Testamento ele é transliterado duas vezes, tanto no grego e Inglês ( Romanos 9 : 29 ; Tiago 5: 4 ). A passagem em Roman é uma citação de Isaías 1: 9 através de Septuaginta, que não se traduz, mas translitera o hebraico. Origem e significado são incertos. Ele é usado de corpos celestes e forças terrestres ( Gênesis 2: 1 ); do exército de Israel ( 2 Samuel 08:16 ); dos seres celestiais ( Salmo 103: 21 ; Salmo 148: 2 ; Daniel 4:35 ). É provável que o título pretende incluir todas as agências criadas e seres, de que o Senhor é fabricante e líder.

9. "Eu Sou O Que IA m "

Quando Deus apareceu a Moisés no Sinai, comissionamento-lhe para entregar Israel; Moisés, sendo bem consciente da dificuldade de impressionar as pessoas, perguntou por que o nome de Deus, ele deve falar para eles: "Eles me perguntarem: Qual é o seu nome" Então, "Deus disse a Moisés:EU SOU O QUE EU SOU ... Digamos ... Eu sou enviou-me a vós "( Êxodo 3:14 ). O nome da Divindade dado aqui é semelhante ao Yahweh excepto que a forma não é pessoa futuro 3, como na forma habitual, mas a primeira pessoa ('Ehyeh), Uma vez que Deus está aqui falando de si mesmo. A leitura opcional na versão revista americana, a margem é muito para ser preferido: "EuSERÁ QUE EU SEREI ", Indicando sua promessa convênio de ser com e para Israel em todos os tempos a seguir. Para mais explicações ver acima, II, 5.

IV. Novo Testamento Nomes de Deus

A variedade de nomes que caracteriza o Antigo Testamento está faltando no Novo Testamento, onde estamos todos, mas limitada a dois nomes, cada um dos quais corresponde a vários no Antigo Testamento. O mais frequente é o nome de "Deus" ( Θεός , Theós ) Ocorre mais de 1.000 vezes, e que corresponde a El, Elohim, etc., do Antigo Testamento.

1. Deus

Pode, como Elohim, ser usado por acomodação dos deuses pagãos; mas no seu verdadeiro sentido, expressa Divindade essencial, e como expressão de tal, é aplicada a Cristo como ao Pai ( João 20:28 ; Romanos 9: 5 ).

2. Senhor

Cinco vezes "Senhor" é uma tradução do δεσπότης , despotes ( Lucas 02:29 ; Atos 4:24 ; 2 Pedro 2: 1 a King James Version; Juízes 1: 4 ; Apocalipse 06:10 a King James Version). Em cada caso, há uma ênfase evidente na soberania e correspondência ao 'Ādhōn do Antigo Testamento. A palavra grega mais comum para o Senhor é Κύριος ,KURIOS, Representando tanto o Senhor e 'Adhonai do Antigo Testamento, e que ocorrem mais de 600 vezes. Seu uso para o Senhor estava no espírito de ambos os escribas hebreus, que apontavam as consoantes do nome da aliança com as vogais de Adhonay, o título de domínio, e da Septuaginta, o que tornou essa combinação comoKurioš. Consequentemente citações do Antigo Testamento em que ה ,Yahweh ocorre são prestados por Κυριος ,Kurioš. Ela é aplicada a Cristo em igualdade com o Pai eo Espírito, mostrando que as esperanças messiânicas veiculadas pelo nome Yahweh foram para os escritores do Novo Testamento cumpridas em Jesus Cristo; e que nele o tempo esperado para o aparecimento do Senhor foi realizado.

3. descritivas e figurativas Nomes


Como no Antigo Testamento, assim, no Novo Testamento vários nomes atributivo, descritivos ou figurativos são encontradas, muitas vezes correspondentes aos do Antigo Testamento. Algumas delas são: O "alto" ou "Altíssimo" ( ὕψιστος , Hupsistos ), Encontrado neste sentido apenas em Lucas ( Lucas 1:32 , Lucas 1:35 , Lucas 1:76 ; Lucas 2:14 , etc.), e equivalente a Elyon (ver III, 3, acima); "Todo-Poderoso", Παντοκράτωρ , Pantokrator ( 2 Coríntios 6:18 ; Apocalipse 1: 8 , etc.), o que corresponde a Shadday (ver II, 8 acima; veja tambémTODO-PODEROSO); "Pai", como na oração do Senhor, e em outros lugares ( Mateus 6: 9 ; Mateus 11:25 ; João 17:25 ; 2 Coríntios 6:18 ); "King" ( 1 Timóteo 1:17 ); "Rei dos reis" ( 1 Timóteo 6:15 ); "Rei dos reis", "Senhor dos senhores" ( Apocalipse 17:14 ; Apocalipse 19:16 ); "Soberano" ( 1 Timóteo 6:15 ); "Master" (Kurios, Efésios 6: 9 ; 2 Pedro 2: 1 ; Apocalipse 6:10 ); "Pastor", "bispo" ( 1 Pedro 2:25 ).
FONTE Internacional Standard Bible Encyclopedia 1915

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.